Tour da Rocinha

Favela Walking Tour

Faça parte de uma verdadeira experiência e conheca a Rocinha – a maior Favela da America Latina. Descubra suas histórias e seus encantos.

Rocinha – Rio de Janeiro

Bem-vindos ao Rio de Janeiro das praias, do Cristo Redentor, do Pão de acucar e das Favelas –  Duas cidades, dois mundos distantes!

A comunidade teve origem na divisão em chácaras da antiga Fazenda Quebra-cangalha, produtora de café. Adquiridas por imigrantes portugueses e espanhóis, tornaram-se, por volta da década de 1930, um centro fornecedor de hortaliças para a feira da Praça Santos Dumont, na Gávea, que abastecia a Zona Sul da cidade. Aos moradores mais curiosos sobre a origem dos produtos, os vendedores informavam que provinham de uma “rocinha” instalada no alto do bairro da Gávea.

Em 1938, a Estrada da Gávea foi asfaltada, tornando-se o local onde ocorria o “circuito da baratinha”. Na década de 1940, acelerou-se o processo de ocupação por pessoas que acreditavam serem aquelas terras públicas, isto é, sem dono.

A partir da década de 1950, houve um aumento de migração de nordestinos para o Rio de Janeiro, direcionando-se em parte para a Rocinha. Nas décadas de 1960 e de 1970, registrou-se um novo surto de expansão, agora devido aos projetos de abertura dos túneis Rebouças e Dois Irmãos, que contribuíram para uma maior oferta de empregos na região.

O descaso do governo para com a comunidade, a falta de infraestrutura, a construção de barracos de papelão, a degradação de áreas verdes, o crescimento desordenado, a distribuição de água através de bicas, entre outros problemas, provocou grande indignação, reivindicações e abaixo-assinados da população, que se organizou, engajando-se em muitos protestos em prol da comunidade.

No Rio de Janeiro há em média 800 favelas, onde 20% da população vivem em comunidades carentes, também conhecido como “favelas”. A Rocinha é a mais famosa e está localizada em uma àrea privilegiada da cidade, entre Sâo Conrado, o bairro mais rico do Brasil e Gávea, conhecida näo apenas pela Escola Americana, mas também pelo glamour dos seus habitantes, atores, músicos, artistas etc.

Curiosidade:

RocinhaEm nossa visita pela  Rocinha, teremos  a oportunidade de conhecer uma das curvas sinuosas da estrada Gávea, chamada de “Curva do S ou Trampolim do diabo”, onde foram feitas corridas de automóveis entre1933 e 1954.

O que está incluído?

Guia Local
Valor: 90 reais por pessoa (28 U $).
Passeio privado:  200 reais por pessoa (60 U $)
ponto de encontro flexível
Transporte (ida e volta)
Usar sapatos

Disponível durante todo o ano
Duração: 2 horas e 30 minutos
Ponto de encontro: (Copacabana, Ipanema, Leblon)

Reserva de última hora – Whatsapp:

+55 21 99858-3877 – Pedro
+55 21 98125-9590 – Edson
+55 21 98178-9239 – Bruno

www.favelawalkingtour.com.br

br de dk es fr il uk

 

DanishBrazilFrenchIsraelGermanSpainEnglish